quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Coesão e coerência

Que as nossas redações precisam desesperadamente desses dois elementos todo mundo aprendeu no colégio. Mas não é sobre escrita que eu vou falar. O assunto de hoje é moda. Moda? Bom, sim. Com um pouquinho de gramática, que ninguém é de ferro.

Sou formada em Letras, e por isso vira e mexe eu relaciono conceitos da gramática e da linguística com outras áreas da vida. Coesão e coerência, por exemplo, tem tudo a ver com o bem vestir.

Lembrando do que a tia Maricota ensinou no colégio, coesão se trata da ligação, da relação, da conexão entre as palavras de um texto, através de elementos formais, que assinalam o vínculo entre os seus componentes. Coerência, por sua vez, trata da relação que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido. Perceberam as palavrinhas em vermelho? Ein, ein, ein?

Acho que toda mulher, quando se veste, leva em consideração se a calça vai combinar com a blusa. Mas e o que dizer sobre a blusa e o contexto? O brinco e o clima? O perfume e a estação do ano? O cinto e o estado de espírito? O colar e o que você está esperando que aconteça no fim da noite? Alguém se lembra de combinar esses itens?

Estar bem vestida, muito mais do que vestir itens que combinem entre si, é estar de acordo com todo o resto. Estar de acordo com o clima, é algo que parece óbvio, mas eu já cansei de ver gente com blusa de veludo preta em dia de sol quente. E aí (me digam se não é verdade), quando a gente olha uma pessoa dessa fica com uma impressão tão ruim (de que a pessoa deve estar morrendo de calor, por exemplo) que pode ser a blusa de veludo preta mais linda do mundo, mas a pessoa não vai estar bonita nela. Perfume muito forte não combina com sol quente nem com verão. Briquinho delicado e singelo nem aparece naquele dia de sol exuberante. Usar roupa decotada num dia em que você está mais instrospectiva só vai confundir as pessoas. Muito brilho de manhã, parece que você está voltando do baile. Etc etc etc.

Antes de pensar na roupa que vão usar, tentem pensar no contexto que a usarão. E lembrem-se da coesão e da coerência. Faz toda a diferença...









2 comentários:

  1. Ótima analogia essa da coesão e coerência da redação com a moda! Muito criativo.
    Eu tenho olho pra perceber gente de veludo durante o dia, outra manhã encontrei uma mulher de veludo azul-marinho centilante em plena orla bahiana... rs... um terror!


    ótimas dicas! Como sempre.


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida! Esse negócio de veludo de dia no calor é a coisa mais incoerente do mundo, não?! Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!