domingo, 28 de fevereiro de 2010

A seco?


Tinha uma coisa que me intrigava há muitos anos. Era a tal da lavagem a seco. Eu pensava: "Alguém pode me explicar uma coisa dessas? Se já é difícil sujar alguma coisa a seco, quanto mais lavar!" Ficava pensando no que eu faria se alguém me entregasse uma camisa imunda e dissesse: "Quero essa camisa limpinha, e nada de água nela ein!!!" Imaginava cenários de lavagem a seco nas lavanderias. O que será que eles faziam? Sacodiam a roupa? Sopravam? Davam uns tapinhas? Nem espirrar perfume eles podiam, porque aí já estariam mexendo com líquido.
Resolvi me livrar da ignorância e pesquisei. Foi então que desvendei o mistério: a lavagem a seco não é de fato a "seco". É que em vez de água, as roupas são imersas em um solvente, geralmente percloroetileno (perc). Aaaaaah. Agora eu posso dormir em paz. E ainda, economizar algum dinheiro, já que no site onde sanei minhas dúvidas eles também ensinam como fazer lavagem a seco em casa. Quem quiser conferir, pode clicar aqui.

2 comentários:

  1. Eu também tinha uma enorme dificuldade de entender a 'lavagem a seco'... até que meu pai apareceu lá em casa com uma máquina de lavagem a seco para tapetes e sofás! Minha mãe amou e a máquina virou atração lá em casa... morávamos no interior e a cidade inteira queria conhecer a máquina de lavagem a seco!
    Mas eu me lembro que tinha um líquido azul no compartimento, o que não era tão seco assim, rs.


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Uau, uma máquina de lavagem a seco! Que chique! Imagino que deve ter virado atração mesmo! Eu adoraria ter uma!! = )
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!