terça-feira, 20 de abril de 2010

Batatas deliciosas!

Queridas,


Hoje é dia das nossas Terças de Receitas. Escolhi uma receitinha simpática de uma comida simples. Para quem está começando a se aventurar na cozinha, esse pode ser um prato gostoso e fácil de fazer, daqueles que a gente dobra a receita quando cozinha, para continuar comendo nas refeições seguintes. Hummmmmm...


Batatas gratinadas


Ingredientes:
Batatas, salsinha, folha de louro, leite, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de manteiga, 150ml de creme de leite fresco, 100g de queijo ralado.

Preparo:
Coloque o leite numa panela média e leve ao fogo alto para esquentar. Enquanto o leite esquenta, comece a descascar as batatas.
Descasque as batatas e corte-as em fatias de 1cm de espessura. Acrescente as rodelas de batata na panela com o leite quente. Coloque os temperos na panela e cozinhe as batatas por cerca de 15min, em fogo médio.
Enquanto as batatas cozinham, esfregue o dente de alho, cortado ao meio, sobre o fundo de um refratário médio. Unte o refratário com manteiga. Coloque o creme de leite fresco numa leiteira e leve ao fogo para esquentar. Rale o queijo e reserve. Ligue o forno a 180C.
Retire a panela do fogo e escorra as batatas, reservando também o leite. Acrescente uma camada de batatas no fundo do refratário untado. Tempere as batatas com sal e pimenta branca. Regue as batatas com um pouco do leite reservado.
Repita a operação com toda a batata. Cubra as batatas, por último, com o creme de leite fervido. Depois coloque o queijo por cima e leve ao fogo por cerca de 30min ou até ficar dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!