quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Como fazer um filet mignon macio e delicioso

 Sabe quando a gente vai a um bom restaurante, pede um prato com carne, e vem aquele filet alto, delicioso, macio, sem estar cru nem passado demais, temperadinho, enfim, perfeito? Pois bem! Eu aprendi como fazer! Com o marido carnívoro que tenho, sempre experimentei muitos modos de fazer carne. Este aqui foi um campeão absoluto. Foi o que jantamos ontem, com batatas cozidas & fritas na mesma frigideira em que se passa os filets pra dar aquele gostinho, e salada verde ao lado. Ah, e um molho de mostarda para passar os pedaços da carne, que também é facílimo. Bom apetite!
.
.
.
Filet alto

Tire a carne da geladeira uns 10min antes de começar, para que ela fique em temperatura ambiente. Seque a carne com papel-toalha. Passe na carne um pouco de pimenta vermelha e pimenta do reino. Adicione um pouco de alho em pó ou espremido. Espalhe em cada um dos lados de cada um dos bifes uma colher de sopa de óleo, apertando de leve na carne, para que o tempero entre. Deixe o tempero penetrar por uns 15min.

Nisso, ligue o forno e pré-aqueça a... Aqui a receita diz 350 Fahrenheit? O que deve ser uns 180 Celsius? Convertam aí! Risos.

Passe um pouquinho de óleo numa frigideira de fundo grosso e a esquente bastante! Quando estiver bem quente, coloque os filets e deixe 3min de cada lado. (Se não forem tããão grossos, uns 2min de cada lado.) Tenha o cuidado de virar a carne sem espetá-la, para que ela não seque por dentro.

Transfira a carne agora para o forno aquecido e deixe de 8 a 10min, dependendo se quiser no ponto ou um pouco mais bem passada...

Tire a carne do forno e salpique com um pouquinho de sal. Cubra com um papel alumínio e espere 10min antes de servir.

Nesses 10min, faça o seguinte molho - facílimo - para colocar ao lado:


Molho de mostarda

Numa panela coloque 1 colher (sopa) de manteiga e deixe derreter. Adicione 1/2 copo de vinho branco e deixe evaporar por 5min em fogo médio. Adicione agora 1 lata de creme de leite e 1 colher (sopa) cheia de mostarda (eu gosto da Dijon). Acerte o sal. Voilá!

2 comentários:

  1. Tá aprovadíssimo!
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Parece muito bom... e muito fácil também!! Vou experimentar! Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!