quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Alegria # felicidade

 Ao meu ver, alegria é o surtozinho eufórico. Aquela onda que vem e passa, quase como uma gargalhada mental. É gostosa, mas passageira. Seu oposto seria a tristeza, que seria o chorinho interno, que é desconfortável mas também logo passa. Já a felicidade é aquele estado de bem estar interior contínuo, independente até de o sujeito estar experimentando um momento alegre ou triste. É uma paz constante, um sentimento de que-delícia-viver, esteja a situação externa boa, média ou ruim. O oposto dela seria a depressão, que é o estado de vida-sem-gosto ou sem sentido, e que causaria no deprimido uma sensação de que viver é um fardo, já que o que ele sente é um constante estado de desconforto - estando ele alegre ou não.
 Sendo assim, se a tristeza é o outro lado da alegria, e a depressão, o inverso da felicidade, é perfeitamente possível o sujeito ser feliz mas experimentar um momento de tristeza, ou então estar deprimido ainda que tendo um momento alegre. A diferença é que a pessoa feliz, por se sentir bem o tempo todo, tende a ser também alegre na maioria do tempo, a não ser que algo cause tristeza. Já o deprimido, por se sentir mal por dentro, tende a ser triste a maior parte do tempo, a não ser que algo o distraia momentaneamente, causando uma alegria.
 Acho que muita gente confunde essas duas coisas (alegria e felicidade) e com isso, acaba indo atrás da coisa errada. Para piorar, em tempos de muita rapidez (e-mail, sms, twitter, fala-se do outro lado do mundo, aqui já se sabe, etc etc) acho que as pessoas se desacostumaram a esperar, e ficam numa eterna busca por gratificações instantâneas. Só que estas, no máximo trazem alegrias - mas nunca, felicidade. A felicidade é um estado interior, é um relacionamento da pessoa com ela mesma, é uma coisa de espírito, mente e corpo, e não tem nada a ver com gratificações instantâneas.
 Acho que não há problema - é até muito saudável - se as pessoas buscarem suas alegrias momentâneas, mas penso que antes elas deveriam cuidar de estarem felizes. Senão seria como gastar rios de dinheiro com maquiagens em vez de tratar um problema  que seria de acne.

3 comentários:

  1. Sabias palavras, vc definiu muito bem minha querida. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Prá variar- ADOREI! Bem definido cada sentimento.Então- É melhor ser alegre que ser triste- a alegria é a melhor coisa que existe...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!