quinta-feira, 18 de abril de 2013

20 maneiras de se matar a saudade do Brasil

 Esse é para você que está longe da terrinha, precisando matar a saudade. Todos os ítens foram testados e aprovados por esta que vos fala.
 
.
.
1. Faça brigadeiro! Mas não simplesmente brigadeiro de panela. Enrole, passe no chocolate granulado, e se você encontrar, coloque em forminhas. Ah... Nada como comer um brigadeiro de festa!
 
2. Assista a algum canal brasileiro. Sei que é possível ter Globo e Record em vários países. Mas se onde você estiver não oferecerem, tem como assinar e assistir a Globo e assistir pelo computador.
 
3. Faça amizade com brasileiros. Com uma ressalva: faça amizade com pessoas de quem de fato você seria amigo se estivesse no Brasil. Se a única coisa que vocês tiverem em comum for o fato de serem brasileiros, não adianta. Talvez você demore um pouco para encontrar essas pessoas, mas vale a pena procurá-las. Nada me faz sentir tão em casa quanto estar entre pessoas que gosto e que, literalmente, falam a minha língua.
 
4. Faça alguma coisa exatamente como você faria no Brasil. Pode ser qualquer coisa que fazia parte das suas rotinas. Por exemplo, se você sempre pedia pizza às sextas-feiras, e comia vendo jornal, faça isso. Qualquer coisa que traga um pouco da sua vida de lá para o lugar onde você estiver.
 
5. Ouça música brasileira. Ou simplesmente, músicas que costumava ouvir no Brasil. Às vezes, quando a gente muda de país, até por conta de ter que deixar muito de nossas coisas pra trás, acaba "esquecendo" de coisas que gostava. Lembrar dessas coisas e passar a vivê-las de novo faz a gente ver que a gente continua sendo a gente, só que em outro lugar.
 
6. Peça para alguém te mandar pelo correio revistas brasileiras. Pode ser uma de notícias semanais (que, até chegar, já vai ser "velha", mas quem se importa?), uma do seu interesse (Cláudia... Quatro Rodas...), e uma de fofoca! Nada como ver os "famosos" brasileiros fazerem isso e aquilo pra gente se sentir um pouco lá.
 
7. Convide alguém do Brasil para te visitar. Isso é, literalmente, trazer um pouco de casa pra onde a gente está.
 
8. Procure um restaurante ou lanchonete brasileiros. Se conseguir encontrar um supermercado que venda produtos brasileiros, melhor ainda: faça você mesmo as coisas que estava com saudade de comer!
 
9. Use havaianas. Além da imediata conexão com o Brasil, fora do país elas ainda são chiquérrimas.
 
10. Vá tomar sol. Bastante sol.
 
11. Marque um encontro remoto com os amigos. Marque com aquele grupo que sempre se reunia de todos se encontrarem na casa de alguém, e aí peça para ligarem o skype, com câmera e áudio. Não vai ser a mesma coisa de estar lá, mas você vai conseguir ter um gostinho. E passada a farra inicial, dá até pra ir conversando de um por um com mais calma. 
 
12. Assista a filmes brasileiros. No Netflix tem vários disponíveis.
 
13. Passe a acompanhar a novela das oito. E por que parar por aí? Acompanhe a das sete também! Ha ha
 
14. Entre em sites de notícias escritos em português. É interessante, até para ver como a mesma notícia às vezes é dada com um enfoque totalmente diferente dependendo do país.
 
15. Telefone para bater papo com os amigos que ficaram. Se telefonar com alguma frequência, logo a conversa vai parar de ser sempre sobre como está sua vida no exterior e as últimas notícias de lá, e vai passar a ser sobre assuntos mais banais e cotidianos, exatamente como seria se você ainda estivesse morando lá. E é esse tipo de conversa que faz você se sentir mais próximo.
 
16.  Leia livros em português - nem que seja de autores estrangeiros. Só o fato de ler na língua de lá, já te aproxima de casa.
 
17. Vá à manicure ou vá fazer qualquer outra coisa que era absolutamente cotidiana para você no Brasil.
 
18. Puxe assunto com as pessoas nas filas. Dependendo do país, dá até pra fazer a conversa render.
 
19. Procure aulas de dança que ensinam samba e/ou zumba (onde costumam tocar várias músicas brasileiras). De quebra, delicie-se com o fato de que você muito provavelmente vai ser o único/única que sabe mexer os quadris.
 
20. Vá visitar o Brasil. Porque tem horas que pra matar a saudade, só respirando os ares brasileiros mesmo. De quebra, a gente é lembrado de alguns vários motivos que nos fizeram sair de lá em primeiro lugar, o que pode ajudar na próxima crise de saudade.

Um comentário:

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!