segunda-feira, 1 de julho de 2013

Crepe de vitelo ao molho de cogumelos

 Essa é uma receita "metida a besta" por conta dos ingredientes, mas que fica uma delíiiiiicia, isso é verdade! Realmente ela é para quem não tem medo de procurar as coisas nas gôndolas do mercado - risos. Inventei aqui num dia que me deu vontade de comer um crepe tipo esses que a gente come na rua, no melhor espírito quem-não-tem-creperia-faz-em-casa. Servi com saladinha de alface americana, cenoura e repolho picadinho ao lado. Ficou um almoço show de bola!

obs: As quantidades meio esquisitas (37g??) na receita dos crepes é porque eu calculei certinho quanto fazer de massa para dar dois crepes grandinhos e só, sem sobrar nada.

Crepes de vitelo ao molho de porcini - uma receita de Simone Póvoa!

Para duas pessoas

Ingredientes:

Para dois crepes:
37g de farinha de trigo
37ml de leite
37ml de água
2 ovos
1 pitada de sal

Para o recheio:
Alguns filézinhos de vitelo
1/2 xícara de cogumelo porcini
1/4 xicara de vinho marsala
1/4 xícara de água
1/2 xicara de queijo mascarpone
um punhado de salsinha picadinha
1 cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de manteiga


Preparo:

1. Numa panelinha, coloque os cogumelos porcini (desidratados) junto com o vinho marsala e a água e leve ao fogo. Assim que fever, desligue o fogo e reserve.

2. Misture todos os ingredientes dos crepes com um batedor de ovos, e asse numa frigideira quente com um pouquinho de manteiga (pra dar aquele douradinho).

3. Misture agora ao queijo mascarpone o conteúdo da panelinha onde você ferveu os cogumelos. (Vai misturar mais fácil se os líquidos e os cogumelos ainda estiverem quentes.)

4. Agora retire com cuidado os cogumelos da mistura e passe para uma tábua. Coloque ali também a salsinha e pique tudo bem pequenininho.

5. Numa frigideira bem quente (eu usei a mesma onde assei os crepes, sem lavar, ha ha), pingue um pouco de óleo e jogue os filézinhos de vitelo. (Eu usei vitelo por ser uma carne com gosto suave. Mas acho que com outros tipos de carne, poderia ficar bom também.). Vire-os rapidamente até que estejam dourados, e transfira-os para um prato aquecido. (Eu coloco sempre num prato dentro do forno, aquecido de leve.)

6. Na mesma frigideira (ainda sem lavar, risos), coloque agora a colher de manteiga e misture o que tiver ficado de quando você fritou a carne. Acrescente agora a cebola e depois o alho. Refogue. Adicione ali a mistura de porcini e salsinha, e jogue agora a mistura de mascarpone e marsala. Reduza um pouco.

7. Por fim, acrescente ao molho os pedacinhos de carne e pronto. É só montar os crepes e correr pro abraço.

 Fica MUITO BOM. Palavra.

Um comentário:

  1. Advinha o que eu estou pensando... vou ai esperimentar esse crepe! KKK Faz prá mamãe, tá?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!